quarta-feira, 21 de julho de 2010

Resultados de terça-feira (21/07) pela série B:
Figueirense 2 x 2 Santo André: Figueirense líder com 20 pts; Santo andré 14º com 11 pts.
Brasiliense 3 x 0 Paraná: Brasiliense em 10º com 14 pts; Paraná em 6º com 16 pts.

Ainda teremos jogos válidos pela 10ª rodada que acontecerão na sexta-feira e no sábado.

Força e competência aos mineiros!
Nicomedes Felício.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Os ventos da janela de transferência

A antecipação da chamada “abertura de janela de transferências” em tese seria uma boa para que os clubes brasileiros reforçassem seus elencos para a disputa das competições (em andamento e outras do segundo semestre).

Há bastante tempo que a tal janela se abria somente em agosto, mas mediante pedido de alguns clubes brasileiros (mais especificamente Inter, o grande favorecido) a CBF permitiu o adiantamento dos registros de transferências de atletas vindos do exterior. Tal decisão gerou reclamações das mais diversas e dividiu a opinião dos clubes e torcedores.

De um um lado estão aqueles que comemoram a possibilidade de reforçar seus times (sejam eles das divisões A, B, C e D). Para estes, foi positiva a decisão da Confederação Brasileira, uma vez que as contratações de jogadores internacionais e, até mesmo, o repatriamento dos brasucas que sairam em busca de melhor sorte financeira, foi agilizado.

Noutra vertente posiciona-se os insatisfeitos porque não foram hábeis o suficiente para contratar e, por esta causa, se consideram prejudicados pois não planejaram reforçar suas equipes por esperarem o já habitual mês de agosto, quando a janela se abria.

A diretoria do São Paulo foi a mais veemente em reclamação porque está prestes a disputar jogos eliminatórios pela Copa Santander Libertadores contra o Inter de Porto Alegre que, sem dúvida, foi o que melhor se reforçou.

Insatisfações à parte. Entendo que foi muito positiva a antecipação da janela de transferências porque proporcionou o retorno de bons atletas ao futebol brasileiro e, se considerarmos a proximidade da Copa do Mundo de 2014, outros jogadores virão em breve. Portanto, é bom que se facilite a vida dos atletas e dos clubes.

Na minha opinião os melhores precisam e devem jogar porque o futebol é um espetáculo. Paciência tricolor, como diria o poeta: “jogo é jogado e lambari é pescado”.

Bons ventos a todos por esta janela,
Nicomedes Felício.
REINA PODE ESTREAR EM JOGOS OFICIAIS PELO CRUZEIRO

O meia colombiano Javier Reina, contrato pelo Cruzeiro em 2008 quando tinha apenas 19 anos, chegou à Toca da Raposa e não teve chances no time profissional celeste.

Sem oportunidades na Raposa, em 2009 foi posto em transação com o Vitória/BA, indicado pelo goleiro Viáfara (também colombiano), em troca a equipe mineira enviou outros dois jogadores e levou para Toca o zagueiro Leonardo Silva.

Apesar de pertencer ao elenco campeão baiano de 2009, Reina foi pouco aproveitado no clube e, por isto, retornou para Belo Horizonte em julho, quando foi emprestado para o Ipatinga, onde permaneceu até o mês de junho de 2010 e sagrou vice-campeão mineiro.

De volta à Toca da Raposa II, Reina tem chances de figurar como titular no próximo do Cruzeiro diante do Fluminense no Maracanã (22/07 – 21h), caso o meia Gilberto não se recupere a tempo de autar contra os cariocas.

Trata-se de um meia de muita habilidade, mas que peca muito no quesito marcação. Bom, pelo menos esta era a argumentação de Adilson Batista, ex-treinador celeste, que sempre preteriu o atleta colombiano e não fez questão de tê-lo como integrante do seu grupo de atletas.

Em partidas com a camisa do Tigre do Vale do Aço, Javier Reina sempre mostrou muita habilidade, visão de jogo e qualidades de uma meia que encherga bem o jogo e sabe inverter jogadas de um lado do campo para outro.

Na nova composição tática do Cruzeiro, o novo treinador CUCA pretende usar um time mais rápido e ofensivo. Daí a possibilidade real de aproveitamento do colombiano.

Certo é que o torcedor celeste verá pela primeira vez em partida oficial pelo Cruzeiro o jogador que surgiu como grande promessa no futebol colombiano.

Se jogar bem e contribuir na nova formação tática, poderá ser uma boa alternativa para o meio de campo celeste que nos últimos anos foi ocupado por um sem número de volantes de marcação. Caso utilize Javier Reina, o comandante azul, levantará a bandeira da ofensividade e criatividade há tantos esquecida na Toca.
Sorte ao colombiano,
Nicomedes Felício.
Ficha Técnica:
Javier Arley Reina Calio, 21 anos, Meia ofensivo
Nascimento: 04/01/1989
Naturalidade: Cali/ Colômbia
Contratado pelo Cruzeiro em 2008 (atuou apenas em jogos amistosos com o time B).
Clubes:Vitória (2009); Ipatinga(2009-2010)
Títulos: Campeão baiano em 2009 (Vitória); vice-campeão mineiro 2010 (Ipatinga)
BRASILEIRÃO SÉRIE B - 10ª rodada

Jogos de terça-feira - 20/07/2010
Figueirense[2º] x Santo André[14º] (Orlando Scarpelli): O Figueira é sempre forte jogando em casa e tem a motivação de ocupar a liderança em caso de vitória ou mesmo com o empate.

Brasiliense [13º] x Paraná [4º] (Boca do Jacaré): O time paranaense é o favorito porque o time da capital do país não vem bem na competição. É um jogo complicado para o Jacaré.

Jogos de sexta-feira - 23/07/2010
América/MG[8º] x Icasa[11º] (Arena do Jacaré): Os dois estão na zona intermediária, mas o Coelho tem que se recuperar de resultado negativo da rodada passada. Portanto, é o favorito.

Ponte Preta[15º] x Ipatinga[19º] (Moisés Lucarelli): Complicação para o Tigre que não está bem na competição e precisa vencer e torcer por combinação de resultados para sair da zona de descenso.

América/RN[18º] x Bragantino[13º] (Machadão): América manda o jogo mas está na zona do rebaixamento e pode ser surpreendido pelo time de Paulista que sabe jogar fora de casa.

Jogos de sábado - 24/07/2010
São Caetano[9º] x ASA[10º] (Anacleto Campanella): Jogo equilibrado porque ambos estão na zona intermediária, mas São Caetano tem favoritismo pelo mando de campo.

Náutico[1º] x Bahia[6º] (Aflitos): Boa campanha dos pernambucanos é trunfo para mais uma uma vitória e sustentação da liderança.

Coritiba[3º] x Sport[12º] (Arena Joinville): Paranaenses são mais que favoritos no jogo. Sport não brilhou ainda e não deve dificultar vitória do Coxa.

Guaratinguetá[7º] x Portuguesa[5º] (Dario Rodrigues Leite): Jogo bom entre os paulistas. A Lusa poderá surpreender e busca lugar ao sol no G4.

Duque de Caxias[17º] x Vila Nova[20º] (Engenhão): Jogo com dois times que frequetam a zona da degola. Provavelmente, será assistido apenas por cronistas ou expectadores que não tem outra agenda para a noite de sábado no Rio.
Aguardemos.
Nicomedes Felício

segunda-feira, 19 de julho de 2010

9ª rodada - Brasileirão Série A

Jogos de sábado - 17/07/10
Vitória 3 x 2 São Paulo (barradão): Rubro negro apimentou o jogo e complicou o Tricolor. Segunda derrota pode gerar instabilidade para a sequência do brasileirão. É bom que os paulistas tenham atenção porque a libertadores vem aí e o Colorado sabe jogar, heim?!
Vasco 3 x 1 Atlético/PR (São Januário): O importante foi a conquista dos três pontos para dar tranquilidade pas próximas rodadas. Vem aí o tricolor gaúcho no Olímpico, um jogo difícil para o Vascão. Quanto aos paranaeneses, o Bruno Mineiro sempre marca mas a defesa sempre sofre gols. Fica difícil!
Jogos de domingo - 18/07/10
Corinthians 1 x 0 Atlético/MG (Pacaembu): Jogão de bola. Mais uma vez prevaleceu a máxima "quem não faz, leva". Timão avança na liderança e Galo lamenta.
Internacional 2 x 1 Ceará (Beira Ri0): Colorado fez uso do trunfo e força de sua casa. Ceará endureceu um pouco o jogo mas não o suficiente para barrar o Inter. Resultado normal!
Atlético/GO 0 x 1 Flamengo (Serra Dourada): Flamengo de Pet aumenta a carga da pilha do lanterninha goianiense. Mengão avança!
Avaí 4 x 2 Palmeiras (ressacada): Avaí atropela time de Filipão e alcança a 6ª posição na tabela de classificação.
Botafogo 1 x 1 Guarani (Engenhão): Fogão não impôs seu jogo e perdeu pontos importantes. Bugre soma mais um pontinho precioso fora de casa.
Cruzeiro 1 x 0 Goiás (Arena do Jacaré): Raposa faz bom primeiro tempo e marca o gol da vitória. O Goiás dominou o segundo tempo mas não conseguiu reverte placar. Ficou no prejuízo!
Prudente 2 x 0 Grêmio (Prudentão): Prudente joga bem, vence o jogo e deixa o tricolor gaúcho na zona da degola.
Santos 0 x 1 Fluminense (Vila Belmiro): Fluzão embalado ignorou os meninos da vila e obteve resultado sublime na baixada santista.

É este o resumo da rodada.
Nicomedes Felício.